O que causa Colica equina?

O que causa Colica equina?

A cólica eqüina é um distúrbio resultante de doenças que atacam o aparelho digestivo. Ela pode estar relacionada a vários fatores, que vão desde a produção excessiva de gás no estômago, resultado da fermentação dos alimentos, até a obstrução ou torção do intestino, o que requer a intervenção cirúrgica.

O que é encefalomielite equina?

A encefalomielite equina Leste (EEL) é uma doença viral causada pelo Eastern equine encephalitis virus (EEEV), um RNA vírus do gênero Alphavirus pertencente à família Togaviridae. A doença manifesta-se com sintomatologia nervosa; é considerada uma zoonose de alta letalidade (Fields et al.

O que é mormo em cavalos?

O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Como evitar cólicas em cavalos?

Como posso prevenir a cólica equina?

  1. dar acesso a água limpa e fresca ao cavalo;
  2. acompanhamento regular do cavalo por um médico veterinário;
  3. fornecer na alimentação quantidade suficiente de pastagem ou feno.

O que leva um cavalo a morrer com cólica intestinal?

“O equino, por si só, já é um animal predisposto a apresentar esses tipos de distúrbios. Contudo, os principais fatores que conduzem a essas alterações têm origem alimentar”. O professor explica que uma alimentação de baixa qualidade e produtos concentrados em grande quantidade podem levar o animal a ter a doença.

Quais os sintomas da encefalomielite equina?

Algumas pessoas que são infectadas pelo vírus não adoecem, porém, quando se manifestam sintomas, eles podem variar entre febre alta, dor de cabeça e dores musculares a letargia, rigidez da nuca, confusão e inchaço do cérebro, que são sintomas mais graves.

Quais os sintomas da encefalite equina?

Havendo sintomas, eles podem variar desde os sintomas de uma gripe comum, como febre alta e dor de cabeça, a doenças mais graves. Outros sintomas são dores musculares, letargia, rigidez da nuca ou confusão. Nos casos graves surge o inchaço do cérebro (encefalite), que pode ser perigoso.

Quais os sintomas do mormo em cavalos?

Mormo

  • SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia.
  • CONTAMINAÇÃO: Acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes).

Quais os sintomas de mormo em cavalos?

Os principais sintomas da doença nos animais são nódulos subcutâneos nas mucosas nasais, pulmões e gânglios linfáticos, além de catarro e pneumonia. Os casos mais graves costumam ocorrer em asininos e em cavalos, podendo até ser assintomático.

Qual o remédio caseiro para cólica de cavalo?

1- Em primeiro lugar, sempre que terminar um trabalho com o equino, nunca o alimente em seguida. Aguarde pelo menos uma hora. Deixe o animal em descanso e só após ofereça a matéria seca, seguida de água. Lembrando que equinos em repouso, precisam consumir 15 litros de água por dia.

Como tratar cólica equina?

O tratamento básico consiste no manejo da dor associado à hidratação intravenosa, ocasionalmente associada com a hidratação enteral.

Como salvar um cavalo com cólica?

Dependendo do tipo de cólica do seu cavalo, existem diferentes opções de tratamento. Analgésicos como Banamine são usados em cada caso de cólica para ajudar a controlar a dor abdominal que pode ser bastante grave. Fluidos intravenosos podem ser necessários se o cavalo estiver desidratado ou em choque.

https://www.youtube.com/watch?v=mz-VD9NTUjY