TheGrandParadise.com Advice Como identificar a microcefalia?

Como identificar a microcefalia?

Como identificar a microcefalia?

Para diagnosticar a microcefalia após o nascimento, o médico deve medir a distância em torno da cabeça do recém-nascido, também chamada de perímetro cefálico. Essa medida é, então, comparada ao padrão da população, de acordo com o sexo e idade.

Quanto tempo dura a microcefalia?

A microcefalia – doença até então pouco conhecida – tem diferentes níveis, assim como muitas origens para o problema. Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.

O que causa microcefalia no feto?

– O que causa a microcefalia? Na maior parte dos casos são infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são alguns exemplos.

Quanto tempo pode durar a chikungunya?

A fase aguda dura em média 7 dias, podendo variar de 3 a 10 dias e se caracteriza pelo aparecimento abrupto de febre alta (> 38,5ºC), dor articular (artralgia) intensa e exantema maculopapular. Este ocorre geralmente de 2 a 5 dias após o início da febre, em aproximadamente metade dos pacientes.

Quando a cabeça para de crescer?

Por volta dos três anos de idade, o cérebro da criança tem 80% do tamanho adulto. Por volta dos sete anos de idade, o cérebro da criança tem 90% do tamanho adulto.

Quais são os tipos de tratamento para microcefalia?

A microcefalia é uma condição permanente. Não há cura conhecida ou um tratamento padrão. O fato de a microcefalia variar de moderada a grave faz com que os tipos de tratamento também variem. Bebês com microcefalia moderada muitas vezes não apresentam outros problemas além do tamanho menor da cabeça.

Por que alguns recém-nascidos têm microcefalia?

Alguns recém-nascidos têm microcefalia, devido a mudanças em seus genes. Outra causa de microcefalia é a exposição, incluindo microcefalia grave, durante a gravidez, aos seguintes fatores de risco: Determinadas infecções, como rubéola, toxoplasmose ou citomegalovírus.

Qual a diferença entre microcefalia primária e secundária?

E ainda, alguns estudos classificam a microcefalia como primária, quando os ossos do crânio do bebê se fecham durante a gestação, até os 7 meses, ou secundária, quando os ossos se fecham na fase final da gravidez ou após o nascimento do bebê.

O que fazer quando o pediatra suspeita de microcefalia?

Se em algum momento o pediatra suspeitar de microcefalia, a criança deve ser encaminhada para um pediatra especializado. Alguns exames de imagem, como a ressonância magnética, podem fornecer informações importantes sobre a estrutura do cérebro do bebê, ajudando a confirmar a microcefalia além de dar dicas sobre as suas possíveis causas.