O que é a síndrome congênita do Zika?
A Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) compreende um conjunto de anomalias congênitas que podem incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras que ocorrem em indivíduos (embriões ou fetos) expostos à infecção pelo vírus Zika durante a gestação.
O que é uma infecção congênita?
A infecção congênita é quando uma doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, via intrauterina ou via transplacentária, e pode causar consequências a criança após o nascimento.
Quais são as Storch?
O acrônimo STORCH é composto pelos os patógenos mais frequentemente relacionados às infecções intrauterinas: bactéria Treponema pallidum que causa a sífilis (S), o protozoário Toxoplasma gondii que causa a toxoplasmose (TO) e os vírus da rubéola (R), citomegalovírus (C), vírus herpes simplex (H).
Quais as sequelas da síndrome congênita do vírus Zika SCZ )?
Conclusão. A criança pode apresentar Síndrome Congênita pelo Zika Vírus com ou sem microcefalia ao nascer, pois o que determinará a presença do conjunto de sinais e sintomas pela infecção congênita do vírus Zika é a calcificação intracraniana, ventriculomegalia e volume cerebral diminuído.
Quais são as infecções Congenitas?
Os principais são toxoplasmose, sífilis, rubéola, citomegalovírus, HIV. Existem outros menos comuns como vírus herpes simples, hepatite B, hepatite C, Zika, parvovírus B19, enterovírus, varicela zoster. Algumas destas doenças podem ser assintomáticas na mãe.
Quais são as Infeccoes Congenitas?
Infecções Congênitas
- Toxoplasmose.
- Rubeóla.
- Citomegalovirus.
- Herpes.
- Doença de Chagas.
- Varicela.
- Sífilis.
Como é transmitido o citomegalovírus?
Transmissão do citomegalovírus
- Por via respiratória. Tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus;
- Por transfusão de sangue;
- Por transmissão vertical da mulher grávida para o feto ou durante o parto;
- Por via sexual.
- Por objetos como xícaras e talheres.
Como as arboviroses são transmitidas?
Os Arbovírus são vírus que circulam, se multiplicam e são transmitidos para hospedeiros vertebrados por artrópodes vetores de doenças, infectados durante a realização do repasto sanguíneo (AMARAL; DANSA-PETRETSKI, 2012).
O que o Zika vírus causa no bebê?
Síndrome congênita de zika Bebês infectados pelo zika antes do nascimento podem ter danos nos olhos e/ou na parte do cérebro responsável pela visão, o que pode afetar seu desenvolvimento visual. Bebês com e sem microcefalia podem ter problemas oculares.
Como o Zika vírus Influência problemas Congenitos?
Os vírus, de uma forma geral, podem causar microcefalia. O que a gente mais conhece é o vírus da rubéola, um dos mais antigos e que a gente já tem campanhas para evitá-lo, como a vacinação. Mas o citomegalovírus, que parece uma gripe para a mãe, também pode ser causa de microcefalia.
Quais os sintomas principais da Síndrome congênita do Zika?
Além da microcefalia congênita, uma série de manifestações, incluindo desproporção craniofacial, espasticidade, convulsões, irritabilidade, disfunção do tronco encefálico, como problemas de deglutição, contraturas de membros, anormalidades auditivas e oculares, e anomalias cerebrais detectadas por neuroimagem têm sido …
O que é uma cardiopatia na gravidez?
As cardiopatias são uma das principais causas de morbimortalidade materna na gestação, além de aumentarem os riscos obstétricos e fetais. A forma mais comum é a doença hipertensiva, sendo as com maior letalidade a cardiomiopatia periparto, a dissecção aórtica e o IAM.
O que é Storch?
O que é eclâmpsia artigo?
A eclâmpsia é definida como um episódio primário de convulsão, durante a gestação ou no pós-parto, não relacionada com outras condições patológicas referidas ao sistema nervoso central, presente em gestantes com pré-eclâmpsia. va Neonatal, com o objetivo de permitir a viabilida- de fetal.
O que é uma doença congênita?
Uma doença congênita é aquela que está presente na ocasião do nascimento, podendo ser decorrente de uma alteração nos genes e repassada de pais para filhos ou também causada por fatores externos ambientais, como infecções, consumo de drogas, medicações ou alguma interferência no útero, por exemplo.
Qual a definição de síndrome congênita?
Doença congênita ou congénita é aquela que, independentemente da sua causa, já se apresenta por ocasião do nascimento, podendo ser detectada antes disso, isto é, durante o desenvolvimento embrionário, ou a qualquer tempo, após o nascimento.
O que causa parada cardíaca na gravidez?
Na idade gestacional de 20 semanas ou mais, o útero gravídico pressiona a veia cava inferior e a aorta, dificultando o retorno venoso e diminuindo o débito cardíaco. Em pacientes críticos, essa obstrução pode levar à hipotensão grave e ao choque, evoluindo para uma PCR.
Quais são as Torchs?
O acrónimo T.O.R.C.H. foi usado pela primeira vez em 1971 e surgiu da fusão de Toxoplasmose – Outras doenças – Rubéola – Citomegalovírus – Herpes. Indica uma série de infeções que podem afetar o decurso da gravidez e provocar malformações fetais, caso a mãe as contraia pela primeira vez durante a gravidez.
O que pode causar Pré-eclâmpsia?
Quais os riscos da pré-eclâmpsia para o bebê? A pressão alta na gravidez diminui o fluxo de sangue para o bebê. Habitualmente, ele pode apresentar retardo no crescimento, displasia bronco pulmonar e morte. Dependendo do grau de pressão alta, o parto pode ser antecipado e o bebê nascer prematuro.
O que é Pré-eclâmpsia Ministério da Saúde?
1) pré-eclâmpsia/eclâmpsia (doença hipertensiva específica da gravidez) quando a hipertensão arterial surge após 20 semanas de gestação e associada à proteinúria (≥ 0,3g de proteína em urina de 24 horas ou ≥ 2 cruzes em uma amos- tra urinária);
Qual é o tamanho do bebê com 37 semanas de gestação?
A partir desta semana, se o bebê nascer será considerado um bebê a termo e não um prematuro. O tamanho do bebê com 37 semanas de gestação é de cerca de 48 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 33.8 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma abóbora d’água.
Quais são os sintomas de dor abdominal na gravidez?
Outros problemas graves de saúde, não necessariamente ligados à gravidez, também podem provocar dor abdominal. Gravidez ectópica: os sintomas costumam aparecer entre 1 e 3 meses de gravidez. Aborto espontâneo: fortes cólicas e sangramento antes de 22 semanas de gestação.
Como deve ser a alimentação na gravidez?
Além disso, deve-se beber pelo menos 8 copos de água por dia e fazer uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo frutas, verduras e legumes frescos, para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e ajudar a controlar o aumento do peso durante a gravidez. Veja como deve ser a alimentação na gravidez.
Como saber se o bebê está com coceira na gravidez?
Um pouco de coceira na gravidez é normal, porque a pele está se esticando para acomodar o bebê, mas é melhor verificar. Quedas nem sempre são perigosas, porém converse com o profissional que acompanha o seu pré-natal no mesmo dia e explique o que aconteceu.