TheGrandParadise.com Essay Tips Como funcionam as lampadas incandescentes e fluorescentes?

Como funcionam as lampadas incandescentes e fluorescentes?

Como funcionam as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?

A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo (fluorescente), a luz é emitida por um gás.

Qual lâmpada tem maior Eficiência Energética?

lâmpadas LED
Para finalizar, pode-se perceber que a lâmpada de LED obteve a maior eficiência energética (35,55 lm. W-1). De acordo com DOE (2011), as lâmpadas LED têm em média 64 lm.

Quais características das lâmpadas incandescentes levaram à interrupção de sua comercialização?

Na metade de 2017, por fim, foram cessadas as vendas das lâmpadas incandescentes de 25W e 40W. Esta regulamentação ocorreu pelo fato de que as lâmpadas incandescentes não atingiam os níveis mínimos de eficiência energética estabelecidos pelo Inmetro.

Como são feitas as lâmpadas incandescentes?

As lâmpadas incandescentes estão presentes na maioria das casas dos brasileiros. Elas são formadas por um tubo de vidro que possui um filamento de tungstênio por onde passa a corrente elétrica, aquecendo os átomos que o compõem e gerando a luminosidade amarela.

Qual a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e incandescentes?

A lâmpada fluorescente foi criada por Nikola Tesla e introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que de calor. Ela emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes.

Qual a diferença entre a luz fluorescente e incandescente?

Além de consumirem menos energia, as lâmpadas fluorescentes têm uma vida útil maior, que pode chegar a 8 mil horas, enquanto as lâmpadas incandescentes só duram em média mil horas, pois o filamento de tungstênio se desgasta com o uso da lâmpada.

Qual dos três tipos de lâmpada é mais durável?

As lâmpadas fluorescentes chegam a ser 80% mais econômica e duráveis que as lâmpadas incandescentes, com uma vida útil que atinge 6 a 24 mil horas. Embora sejam conhecidas como lâmpadas de luz branca ou frias, no mercado já existem alguns modelos com luz amarela que substituem bem as lâmpadas incandescentes.

Qual tipo de lâmpada é menos eficiente?

lâmpada incandescente
Considerando a quantidade de calor, consumo de energia e a durabilidade média de 1000 horas, a lâmpada incandescente é a que oferece menos eficiência luminosa entre as outras alternativas existentes.

Porque as lâmpadas incandescentes foram retiradas do mercado?

O motivo da retirada do produto do mercado é sua baixa eficiência energética, já que são lâmpadas que consomem muita energia para iluminar pouco. O processo de funcionamento das chamadas lâmpadas quentes exige temperaturas elevadas para gerar luz. A maior parte desse calor é perdida para o ambiente.

Porque as lâmpadas incandescentes estão saindo do mercado?

A restrição foi estabelecida pela Portaria Interministerial 1.007/2010, com o objetivo de minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica.

Por que não usar lâmpada incandescente?

Com o passar do tempo, ela acumula calor e gera alto risco de acidentes. Como a temperatura do filamento de tungstênio utilizado nas lâmpadas pode chegar a 3.000ºC, o contato delas com oxigênio é fatal.

Que material e feito a lâmpada?

Elas são compostas basicamente por quatro elementos: vidro, soquete (plástico ou metálico), pó (poeira fosforosa) e mercúrio.